29 janeiro 2006
.:Minha Cidade.:.

Dia de reunião da Família morcegos que parece ter ficado definido como último domingode cada mês.
Hoje venho falar da cidade onde nasci, já que faz pouco tempo que moro em Osasco apenas três anos, poderia falar de Frutal cidade onde morei desde os cinco anos, mas vou falar a cidade onde nasci e morei até os 5 anos de idade depois minha família se mudou para Frutal onde moram até hoje.
Lembro-me pouca coisa, nossa casa ficava a uma esquina, em frente dela havia uma praça onde costumava brincar, sentava próximo da estátua de São Francisco de Assis e lá me divertia. Não recordo de grandes momento além de passear pelas ruas arborizadas e com aqueles escorregas coloridos e balanços, mas um dia, meu Pai que era investigador de polícia resolveu ir embora, segundo minha mãe, depois de um acidente de trabalho ele não mais quis conviver com a cidade, já que a maioria das pessoas qeu o conheciam ali, hostilizavam suas pessoa, assim fomos para Frutal eu com apenas cinco anos perdi meu companheiro de tarde e de fotos, São Francisco de Assis, a única coisa "viva" já que ele era uma estátua em tamanho real, permanece em minha memória, penaeu não ter encontrado a foto dela, ele com o olhar doce e os pássaros pousados em seu ombro, com um lobo de pé ao seu lado, lobo esse que eu fazia de cavalinho nas poses das fotos.

BREVE HISTÓRIA DE ASSIS

José Teodoro de Souza, mineiro de Pouso Alegre, fez, em 1854, uma expedição a partir de Botucatu apossou-se da região de campo habitada pelos Xavantes. Posteriormente registrou, na paróquia de Botucatu, em 31 de maio de 1856, um título de ocupação dessa área limitada pelo rio Paranapanema pelo seu espigão com o rio do Peixe, pelo rio Turvo e pelo rio Figueira.

A existência da pousada na proximidade do córrego do Jacu e dos caminhos que para ela convergiam, certamente, influenciou na localização da Cidade de Assis. O capitão Francisco de Assis Nogueira, antigo residente de Avaré, desde 1890, utilizava como morada, na Fazenda Taquaral, aquela casa. Em 1º de julho de 1905 o capitão Francisco de Assis Nogueira fez a doação registrada na paróquia de São José de Campos Novos do Paranapanema, na décima gleba da divisão da Fazenda Taquaral, comprada de José Teodoro de Souza, «...setenta alqueires de terrenos em matas virgens, para serem demarcados em qualquer lugar na sorte de terras de sua propriedade a margem direita do Rio Paranapanema e no fundo do Rio Pari... para que se pretendia erigir sob a invocação do Sagrado Coração de Jesus, tendo também como orago Seráphico São Francisco de Assis... por voto...
Assim a Lei Estadual nº 1581, de 20 de dezembro de 1917 criou o município de Assis desmembrando-o de Platina.

Em função da Igreja Católica ser proprietária das terras urbanas esta influenciava nos traçados das vias urbanas como também na disseminação de sua doutrina. Assim em 30 de novembro de 1928 é criada a Diocese de Assis, com a promulgação da Bula Papal de Pio IX.
Concretamente, até os anos oitenta, pouco se normatizou de forma efetiva sobre o parcelamento, o uso e a ocupação do solo urbano. A manutenção da malha em xadrez, sem consideração das condições geotécnicas do sitio, mostrou rapidamente seus efeitos negativos, com o aparecimento das primeiras erosões urbanas.
O Aniversário de Assis é comemorado em 01 de Julho.

Bem só pude colocar aqui parte da estória, já qeu apesar de nascer lá pouco sei sobre a cidade, como podem ver a Igreja Católica depois de um te4mpo passou a ser dona de quase todas as terras da cidade, lá existe "não sei hoje" uma grande movimento em obras artesanais, lojas de produtos feitos à mão em sau maioria santos e redes essas coisa é só gente não tenho muito o que dizer do assunto!

Image hosting by TinyPic

Participaram também!
Advi Catarina

Esferográfica azul

Luma, a iluminada!

Morcegos

Mago
Makoto

Blogado por Coisas De Mulher às 12:22